quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Ballet - Theatro Municipal do Rio de Janeiro


Ballet - Theatro Municipal do Rio de Janeiro


A história do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro começa em 1927, quando a bailarina Maria Olenewa funda a primeira escola de dança do Brasil sediada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Olenewa, integrante da Companhia de Bailados de Leonide Massine que lecionara na Escola de Danças do Teatro Colón de Buenos Aires e dançara no Brasil em 1921, fixou residência no Rio de Janeiro. Animada com as aulas particulares de ballet que ministrava na cidade, toma a corajosa iniciativa, e inaugura a Escola de Dança do Brasil, dando início à formação de bailarinos para integrar um futuro Corpo de Baile.

Inicialmente, Corpo de Baile e Escola de Dança se fundiam numa única estrutura na apresentação de espetáculos, até que em 1936, foi oficialmente criado o Corpo de Baile com a separação definitiva entre escola e companhia profissional.

A partir de então, o BALLET DO THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO, hoje composto de 100 bailarinos dedicados em tempo integral ao seu trabalho, vem cultivando ao longo de sua existência a tradição na excelência de seu repertório, na escolha de grandes nomes para sua direção, e de contar com coreógrafos e bailarinos de prestígio internacional.

Em 1937 sob a direção de Olenewa estreou a Primeira Temporada Nacional de Bailados.  De 1939 à 1943 o Ballet do Theatro Municipal foi dirigido por Vaslav Velchek. Igor Schwezoff dirigiria a brilhante Temporada de 1945. De 1950 a 1957, a bailarina e coreógrafa Tatiana Leskova ocupou a direção do Corpo de Baile, onde criou e remontou grandes balés dos quais participavam expoentes internacionais da dança.

Eugenia Feodorova estreou no Theatro Municipal em 1958 como Maitre de Ballet e coreógrafa e montou pela primeira vez na América do Sul, O Lago dos Cisnes completo. Nos anos 60 William Dollar sucede Feodorova. Em 1963, Helba Nogueira estréia à frente do Corpo de Baile, e ainda em 63 Vaslav Veltecheck, que seria um dos maiores incentivadores da dança no país, retorna à direção do Corpo de Baile.  Dalal Achcar, diretora do Corpo de Baile em 1968, convida o coreógrafo Norman Thonson para a remontagem de Cinderela, de Prokofieff.

A década de 70 foi de grandes realizações.  Dennis Gray cria Prometeu, com música de Beethoven, em 1973 George Skibine, coreógrafo convidado, monta Daphnis e Chloé, O Pássaro de Fogo e Les Noces de Stravinsky. Oscar Araiz em 1974 faz uma montagem moderna e muito pessoal de Romeu e Julieta de Prokofieff.

Tatiana Leskova e George Garcia foram convidados para dar início a um trabalho de reformulação do Corpo de Baile, que em 1977 passa a chamar-se Ballet do Theatro Municipal.  Nos anos 80 voltam ao Ballet as grandes montagens.  Com Dalal Achcar novamente na direção da Companhia, são encenadas suas coreografias para Floresta Amazônica, de Villa-Lobos, O Quebra-Nozes, Don Quixote, La Fille Mal Gardée de Alexander Grand e ainda Giselle de Peter Wright.

Em 1987, quando Tatiana Leskova volta a dirigir a Companhia, o Theatro Municipal assume o status de Fundação. Dalal Achcar preside-a em 1991, e o B.T.M. teve como diretores a bailarina Nora Esteves e Dennis Gray.

Em 1995, Emilio Kalil assumiu a Presidência da Fundação e convidou Jean-Yves Lormeau para ser Coordenador Artístico do Ballet. Neste período o BTM recebeu como professores convidados David Allen, George Garcia, Gilbert Mayer, Jacques Namont, Jaroslav Slavick, Nanon Thibon, Aldo Lotufo, Consuelo Rios, Dora Lipka, Eugenia Feodorova, Eric Valdo, Ileana Lastres, Márcia Haydée, Tatiana Leskova,

Alphonse Poulin, Emílio Martins, Miriam Guimarâes, Olivier Pardina, Piotr Nardelli, Rosália Verlangieri, Ricardo Nunes e Yelê Bittencourt.

De 1995 a 1998 ballets de coreógrafos de prestígio foram remontados: Napoli/Tarantelle e Konservatoriet de Bournonville, Suite en Blanc de Lifar, L’Après-Midi d’un Faune e A Sagração da Primavera de Nijinski, Les Noces de Nijinska, Prelúdios de Pederneiras, La Valse de R. Moreira, Resta Um de Lia Rodrigues, Cardinal de Dalal Achcar, Contra-Ataque de Regina Miranda, Paixão de Deborah Colker, Serenade de Balanchine, Grand Pas Classic de Gsovsky, Paquita de Petipa , La Sylphide de Lacotte, O Lago dos Cisnes versão de J.Y. Lormeau, Divertimento Nº 15 de Balanchine, Jeunehomme de Scholz, Concerto K 622 de Lubovitch, Magnificat de Araiz, Tempo de Tango de Arrieta, Larmes Blanches de Preljocaj, Les Présages de Massine, Daphnis et Chloé de Skibine e A Bela Adormecida versão de J.Y. Lormeau.

Em 1999 Dalal Achcar assume pela segunda vez a Presidência da Fundação e traz para coordenar o BTM Gustavo Mollajoli, ex-primeiro bailarino e ex-diretor do Ballet Estável do Teatro Colón de Buenos Aires. Para a temporada deste ano o BTM apresentou os ballets: O Circo dos Animais, Giselle, Coppélia, O Quebra-Nozes e mais um programa misto com obras de Ivonice Satie, Deborah Colker, Dalal Achcar e Oscar Araiz. Em 2000 a Companhia apresentou A Floresta Amazônica (Dalal Achcar), La Bayadère versão completa de Makarowa, um Programa Contemporâneo com obras de Vicente Nebrada, Uwe Scholz, Ismael Ivo e Márcia Haydée entre outros, e O Morcego, ópera ballet com coreografia de Dalal Achcar.

Em 2001, nas comemorações do centenário de Verdi a Cia dançou As Quatro Estações de Mollajoli; A Megera Domada de Cranko; 3X América, com obras de Mollajoli, Martha Grahan, David Parsons; O Lago dos Cisnes de Makarova e O Quebra-Nozes de Dalal Achcar. Em 2002 tivemos as temporadas: Romeu e Julieta de Vasiliev com regência de Rostropovitch, Coppelia de Henrique Martinez e no final do ano, um programa misto - Os Grandes Ballets de Tchaikovsky.

Em 2003, assume a Presidência da Fundação a Professora Helena Severo que convida para dirigir o BTM - Richard Cragun, e além de Giselle, e O Lago dos Cisnes, encenamos também os ballets Onegin de Tchaikovsky e La Fille Mal Gardée, além de produções como: 7ª Sinfonia de Bethoven (Uwe Scholz) e Voluntaries (Glen Tetley).

Em 2005, Fauzi Mansur, ex-bailarino do BTM, é convidado para dirigir a CIA e encena os ballets La Fille Mal Gardée, A Bela Adormecida e o ballet “A Criação” de Uwe Scholz e música de Haydn. Em 2006, Sérgio Marshall assume interinamente o posto de coordenador artístico e reapresenta o ballet A Criação.

Marcelo Misailidis, primeiro bailarino da Cia, sucede Marshall ainda em 2006 e apresenta Coppélia, Onegin, uma nova versão de “O Lago dos Cisnes” e produz o primeiro workshop da Cia, onde são exibidos numa gala seis ballets com criações dos próprios bailarinos.  Em 2007 tivemos a reapresentação de “O Lago dos Cisnes”, uma temporada com Coreógrafos Brasileiros, viagens pelas capitais do país e “O Quebra-Nozes” para encerrar o ano.  Em 2008 o BTM reapresentou os ballets “Giselle” e “Coppélia, apresentou o ballet “O Lago dos Cisnes” no Festival de Joinville com grande sucesso de público e de crítica” e o ballet “Um Conto de Natal” para encerrar o ano.

Em 2009, Hélio Bejani, ex-bailarino do BTM, assume a Direção Artística e viaja com a Cia em tournée pelo Brasil, durante as obras do Aniversário de Cem Anos de nosso Theatro. Em 2010 apresentamos dois ballets de Roland Petit – “Carmen” e “L’Arlésienne”, uma temporada Contemporânea com ballets de David Parsons, “Don Quixote” e “O Quebra-Nozes” de Dalal Achcar.  Em 2011 o BTM reapresentou “Carmen” e “L’Arlésienne”, “Romeu e Julieta” e  “O Quebra-Nozes”.  Em 2012 teremos “A Criação” de Uwe Scholz, “Onegin” de John Cranko e como tradição de Natal, “O Quebra-Nozes” de Dalal Achcar.


Diretor do BTM
Hélio Bejani

Maître Convidado
Eric Frederic

Professores
César Lima, Manoel Francisco.

Ensaiadores 
Celeste Lima, Sônia Villela, Paulo Arguelles, Silvia Barroso, Vilma Rocha, João Wlamir.

Primeiros Bailarinos
Ana Botafogo, Aurea Hammerli, Cecilia Kerche, Nora Esteves, Francisco Timbó,
Paulo Rodrigues*, Claudia Mota, Márcia Jaqueline.

Primeiros Solistas
Ana Luiza Teixeira, Bettina Dalcanale, Cristiane Quintan, Deborah Ribeiro, Karina Dias, Laura Prochet, Priscila Albuquerque, Priscilla Mota, Renata Tubarão.  
Cícero Gomes, Filipe Moreira, Renê Salazar, Rodrigo Negri.

Segundos Solistas
Élida Brum, Lourdja Mesquita, Márcia Faggioni, Melissa Oliveira, Rachel Ribeiro, Viviane Barreto.
Anderson Dionísio, Carlos Cabral, Edifranc Alves, IvanFranco, José Moura, Joseny Coutinho, LuizCarlos Cavalcanti, Mateus Dutra, Paulo Ricardo, Ronaldo Martins, Santiago Júnior, Wellington Gomes.

Bailarinos
Alessandra do Valle, Aloani Bastos, Adriana Duarte, Ana Paula Siciliano, Barbara Lima, Bianca Lyne, Carla Carolina, Carolina Neves,Cristina Costa*, Flávia Carlos, Ines Pedroza, Isabel Torres, Juliana Valadão,Karen Mesquita, Karin Schlotterbeck, Lúcia Guimarães*, Marcella Gil, MárciaAntunes, Margheritta Tostes, Marjorie Morrison,  Mônica Barbosa, NinaFarah, Norma Pinna,  Paula Mendes,  Paula Passos, Regina Ribeiro,Renata Gouveia, Renata Soares, Rita Martins, Rosinha Pulitini, Sabrina Germann,Samantha Monteiro, Sandra Queiroz, Sueli Fernandes, Thayara Teixeira,Teresa Augusta*, Tereza Cristina Ubirajara,Vanessa Pedro, Zélia Iris.
Antonio Gaspar, Bruno Fernandes, Carlo Mascheroni, Ciro de Góes, Denis Vieira, Enéas Brandão, Lúcio Kalbusch, Marcelo Misailidis, Mauro Sá Earp, Moacir Emanuel,Murilo Gabriel, Paulo Ernani*, Paulo Muniz, Roberto Lima, Saulo Finelon, Sérgio Landim,Sérgio Martins, Tendo Pereira, Valmir Prado, Vitor Luiz*.

Coordenação do Corpo Artístico
João Carvalho

Assistente do Corpo Artístico
Beatriz Melucci

Assistentes da Divisão de Dança
Shirley Pereira e Zeni Saramago

Assistente
Zeni Saramago

Divisão de Dança
Irene Orazem

Coreóloga
Cristina Cabral

Assistentes Artísticas
Margarida Mathews, Lourdes Braga

Pianistas
Gelton Galvão, Gladys Rodrigues, Itajara Dias e Valdemar Gonçalves

Produção
Ana Quevedo, Inês Schlobach e Shirley Pereira

Pesquisa e Divulgação
Elisa Baeta 

Médico
Carlson Binato

*Cedidos


Crédito das fotos do site BTM RJ 2010

Alice Bravo
Daniel Chiacos
Elisa Baeta 
Mario Veloso 
Vânia Laranjeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário